Uma boa noite de sono é tão importante quanto se exercitar regularmente e se alimentar bem.
Pesquisas demonstram que o sono ruim tem efeito negativo imediato na produção dos seus hormônios, na performance durante os treinos e função cerebral.
Pode também levar a ganho de peso e aumenta o risco do desenvolvimento de várias doenças. Por outro lado, o sono relaxante e profundo ajuda você a se exercitar melhor, a controlar melhor seu apetite e a ser mais saudável.
Se você quer otimizar sua saúde e ou perder peso, dormir bem é um dos hábitos mais importantes que você deve desenvolver.
Abaixo listamos x dicas cientificamente comprovadas para dormir bem à noite.
1. Se exponha à luz solar
Estudos apontam que pessoas com insônia, exposição à luz solar melhoraram qualidade e duração do sono. Também reduziu o tempo para adormecer em 83%.
2. Reduza a exposição à luz azul à noite
Se a exposição à luz durante o dia é benéfica, à noite tem efeito oposto. Isto por que a luz afeta o seu ritmo circadiano. A luz “engana” o seu cérebro que “pensa” que é dia. Isto reduz a produção de hormônios como a melatonina que o ajuda a relaxar e ter sono profundo
Luz azul é aquela gerada por aparelhos eletrônicos como smartfones, notebooks.
3. Não consuma cafeína ao final do dia
Cafeína tem inúmeros benefícios, entretanto, se você já tem problemas para dormir e ou sensibilidade à cafeína ela pode piorar a qualidade do seu sono.
Se for tomar café ao entardecer, prefira cafés decafeinados.
4. Evite sonecas durante o dia
Sonecas de até 30 minutos durante o dia podem melhorar o funcionamento cerebral, períodos maiores atrapalham o sono noturno
5. Tente dormir e acordar nos mesmos horários
Dormir em horários irregulares podem alterar o seu ritmo circadiano e os níveis de melatonina, hormônio que dá o sinal para o seu cérebro dormir
6. Suplementação com melatonina
A melatonina é o hormônio chave que avisa ao seu cérebro quando é hora de relaxar e dormir. Muito popular em outros países, começa a ser utilizado no Brasil. È necessário avaliação médica e prescrição do mesmo para seu uso.
7. Não consuma álcool à noite
O álcool à noite pode afetar negativamente o seu sono e a produção da melatonina, hormônio do sono. Outro estudo demonstrou que o consumo noturno de álcool diminui a produção noturna de hormônio do crescimento (HGH)
8. Melhore o ambiente do seu quarto
Temperatura adequada, diminuir ruído, retirar luzes artificiais comprovadamente otimiza a noite de sono.
9. Não coma tarde da noite
Consumo de grandes quantidades de alimentos antes de ir para a cama pode atrapalhar o seu sono
10. Relaxe e esvazie a sua mente à noite
Estratégias como ouvir músicas relaxantes, ler um livro (impresso), tomar um banho quente, meditar, exercícios de respiração dentre outros comprovadamente auxiliam a dormir melhor.
Dormir é uma das chaves para a sua saúde. A falta de cuidado com o sono ao longo dos anos, pode causar vários desequilíbrios hormonais que podem estar afastando você da saúde que deseja.
Um grande estudo demostrou que o sono insuficiente aumenta em 55 % o risco de obesidade em adultos
Outros estudos concluíram que dormir menos que 7 -8 horas aumentam o risco de diabetes tipo 2 e doenças cardíacas
Se você deseja otimizar sua saúde e bem estar, recomendamos que você torne seu sono uma prioridade